Sou escoteira desde pequena, vivo nesse mundo desde sempre. Hoje resolvi trazer um pouquinho dele para vocês.
Escotismo, fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (B-P), em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
A principal organização representativa internacional é a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), WOSM em inglês. O Escotismo é o maior movimento organizado de educação não-formal. Em setembro de 2005, as estatísticas apontam o Escotismo presente em 216 país e territórios, com um total de 28 milhões de filiados, havendo apenas seis países sem escotismo. Já passaram pelo Movimento Escoteiro mais de 300 milhões de jovens desde a sua criação na Inglaterra.
Dentro do escotismo existem vários eventos que movimenta os escoteiros de todo o mundo. O mais importante deles é o Jamboree. Que são acampamentos mundiais que ocorrem periodicamente, onde escoteiros de todo mundo se reúnem para celebrar o movimento.
O escotismo tem um lema que é Be Prepared, Sempre Alerta no Brasil, que significa que o escoteiro deve estar constantemente em um estado de atenção mental e corporal para cumprir o seu dever.
No Brasil, o principal órgão escoteiro é a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) fundada em 4 de novembro de 1924, é uma sociedade civil de âmbito nacional, de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública, que congrega os Grupos de Escoteiros no Brasil. Hoje existem cerca 60.000 escoteiros filiados à União dos Escoteiros do Brasil.
Existem grupos escoteiros em todo o Brasil, se você se interessou e quer conhecer um pouco melhor sobre o movimento acesse o site da UEB e procure no final da pagina o grupo mais perto de você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário